Além da Alfabetização: A Influência dos Educadores na Arquitetura Cerebral da Leitura.
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No artigo "The ‘Reading Brain’ is Taught, Not Born", os neurocientistas Rebecca Gotlieb, Laura Rhinehart e Maryanne Wolf defendem que a habilidade de ler não é inata, mas desenvolvida através do ensino. Eles argumentam que, ao contrário da linguagem oral, não existe um programa genético predefinido que facilite a aprendizagem da leitura.
Os professores, muitas vezes com o apoio dos pais, desempenham um papel crucial na construção dos circuitos cerebrais necessários para a leitura, algo que os autores consideram um presente valioso para a vida toda. Eles descrevem a tarefa dos educadores como hercúlea, exigindo a criação de um circuito cerebral totalmente novo, uma tarefa que normalmente leva mais de duas décadas e exige instrução explícita e sistemática, baseada em fonética e linguagem.
O processo envolve também outras habilidades cognitivas que contribuem para a leitura fluente. Este artigo também aponta a necessidade de mudanças na formação dos professores, para que sejam capazes de fornecer o tipo de instrução que promove efetivamente o desenvolvimento do circuito de leitura no cérebro, algo que muitos professores atualmente não estão preparados para fazer devido à falta de formação adequada e ferramentas apropriadas.
Fonte:https://www.psychologytoday.com/us/blog/raising-readers-writers-and-spellers/202211/new-riveting-reports-neuroscience-dyslexia-and