Desvendando o Cérebro Leitor: Como a Educação Molda a Capacidade de Ler

 Além da Alfabetização: A Influência dos Educadores na Arquitetura Cerebral da Leitura.

https://pt.vecteezy.com/foto/22739898-foto-escola-sala-de-aula-com-cadeirasmesas-e-lousa-gerar-ai

No artigo "The ‘Reading Brain’ is Taught, Not Born", os neurocientistas Rebecca Gotlieb, Laura Rhinehart e Maryanne Wolf defendem que a habilidade de ler não é inata, mas desenvolvida através do ensino. Eles argumentam que, ao contrário da linguagem oral, não existe um programa genético predefinido que facilite a aprendizagem da leitura. 


Os professores, muitas vezes com o apoio dos pais, desempenham um papel crucial na construção dos circuitos cerebrais necessários para a leitura, algo que os autores consideram um presente valioso para a vida toda. Eles descrevem a tarefa dos educadores como hercúlea, exigindo a criação de um circuito cerebral totalmente novo, uma tarefa que normalmente leva mais de duas décadas e exige instrução explícita e sistemática, baseada em fonética e linguagem. 


O processo envolve também outras habilidades cognitivas que contribuem para a leitura fluente. Este artigo também aponta a necessidade de mudanças na formação dos professores, para que sejam capazes de fornecer o tipo de instrução que promove efetivamente o desenvolvimento do circuito de leitura no cérebro, algo que muitos professores atualmente não estão preparados para fazer devido à falta de formação adequada e ferramentas apropriadas.


Fonte:https://www.psychologytoday.com/us/blog/raising-readers-writers-and-spellers/202211/new-riveting-reports-neuroscience-dyslexia-and



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato