A importância do sono para a aprendizagem, segundo a neurociência

SONO X APRENDIZAGEM.


Pesquisas realizadas em laboratório revelaram  que o sono é importante, pois a sua relação com a aprendizagem é fundamental. Crianças na educação infantil, tem uma duração de sono em média de 10 a 13 horas por dia, enquanto que no ensino fundamental I essa média cai para 9 a 11 horas. Já na adolescencia, essa necessidade volta a crescer para a média de 9 a 12 horas diárias, devido as transformações que acontece no cérebro nessa fase.
O hormônio que induz o sono é a melatonina, e o que nos permite ficar em alerta pela manhã é a adrenocorticotrófico (ACTH), que estimula a produção de cortisol. Quando dormimos, nosso cérebro se mantém em atividade neural (sinapse), e é nessa hora que tudo que aprendemos, que tem significado, que nos deixou em alerta, poderá ser fixado em nossa memória de longa duração. Os cochilos tirados durante o dia também são benéficos para a aprendizagem. Pesquisas também revelaram que quanto maior o aprendizado, maior a atividade cerebral a noite. O bom sono é o responsável por manter os educandos em estado de atenção nas manhãs das escolas, e a falta dele poderá nos trazer um diagnóstico errado de TDAH, porque essa privação de sono afeta o funcionamento das áreas cerebrais responsável pela atenção e o controle de impulsividade. Crianças diagnosticadas com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade são tratadas com estimulantes, na intenção de ativar essas áreas.
Depois desse diálogo e com mais leituras relativas ao sono e a aprendizagem, nós professores, precisamos em nossas reuniões com responsáveis, dialogar sobre a qualidade de sono que nosso alunos estão tendo um dia antes de irem a escola. É preciso conscientizar esses responsáveis sobre a questão da importância do sono no desenvolvimento cognitivo de nossos alunos.

Se quiserem comentar, criticar, construir conhecimento comigo ficarei muito agradecida

Referência:
LOUZADA, Fernando M; Dormir bem para aprender melhor. Neuroeducação. São Paulo, nº 4, edição 4, p. 26-34.

STAN, Gilberto, A importância dos sonhos. Neuroeducação. São Paulo, nº 4, edição 4, p. 36-39.

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