SONO X APRENDIZAGEM.
Pesquisas realizadas em
laboratório revelaram que o sono é
importante, pois a sua relação com a aprendizagem é fundamental. Crianças na
educação infantil, tem uma duração de sono em média de 10 a 13 horas por dia,
enquanto que no ensino fundamental I essa média cai para 9 a 11 horas. Já na
adolescencia, essa necessidade volta a crescer para a média de 9 a 12 horas
diárias, devido as transformações que acontece no cérebro nessa fase.
O hormônio que induz o sono é a
melatonina, e o que nos permite ficar em alerta pela manhã é a
adrenocorticotrófico (ACTH), que estimula a produção de cortisol. Quando
dormimos, nosso cérebro se mantém em atividade neural (sinapse), e é nessa hora
que tudo que aprendemos, que tem significado, que nos deixou em alerta, poderá
ser fixado em nossa memória de longa duração. Os cochilos tirados durante o dia
também são benéficos para a aprendizagem. Pesquisas também revelaram que quanto
maior o aprendizado, maior a atividade cerebral a noite. O bom sono é o
responsável por manter os educandos em estado de atenção nas manhãs das escolas,
e a falta dele poderá nos trazer um diagnóstico errado de TDAH, porque essa
privação de sono afeta o funcionamento das áreas cerebrais responsável pela
atenção e o controle de impulsividade. Crianças diagnosticadas com transtorno
de déficit de atenção/hiperatividade são tratadas com estimulantes, na intenção
de ativar essas áreas.
Depois desse diálogo e com mais
leituras relativas ao sono e a aprendizagem, nós professores, precisamos em
nossas reuniões com responsáveis, dialogar sobre a qualidade de sono que nosso
alunos estão tendo um dia antes de irem a escola. É preciso conscientizar esses
responsáveis sobre a questão da importância do sono no desenvolvimento
cognitivo de nossos alunos.
Se quiserem comentar, criticar, construir conhecimento comigo ficarei muito agradecida
Se quiserem comentar, criticar, construir conhecimento comigo ficarei muito agradecida
Referência:
LOUZADA, Fernando M; Dormir bem
para aprender melhor. Neuroeducação. São Paulo, nº 4, edição 4, p. 26-34.
STAN, Gilberto, A importância dos
sonhos. Neuroeducação. São Paulo, nº 4, edição 4, p. 36-39.