Neurociência explica fracasso escolar



Neurociência e transtornos de aprendizagem


A autora aborda no livro assuntos relacionados aos problemas mais comuns do fracasso escolar, o transtorno de aprendizagem ocupa uma camada significativa deste fracasso. 
Marta Relvas começa descrevendo no livro a evolução do cérebro, e assim, divide ele em três partes, sendo elas: Tronco Encefálico, Cérebro intermediário (diencéfalo) e cérebro superior (telencéfalo).

No 3º capítulo, a autora fala sobre as características dos Lobos frontal, temporal, occipital, parietal e, também diserta sobre o cerebelo e o sistema límbico, relacionando este último com nossas emoções. 

Depois de falar sobre as partes do cérebro, a autora descreve o neurônio e suas funções. Ela também faz outra divisão interessante: a divisão do cérebro em individual, social, motor, afetivo, criativo/inventor/genial.
No livro, quando ela disserta sobre os distúrbios, dificuldades, problemas e transtornos, nos direciona para o que avaliar e como avaliar mediante as dificuldades encontradas em sala de aula. 
A autora descreve o transtorno como uma dificuldade na aprendizagem escolar e relaciona esta com o funcionamento do cérebro, como por exemplo: A dislexia, discalculia, disgrafia, TDAH, etc. Esta dificuldade, também está relacionada a maneira como agimos em sala de aula, à nossa didática.
No 7º capítulo, Marta Relvas nos direciona para as características de aprendizagem em uma visão neurológica, descrevendo sobre a linguagem e o hemisfério dominante, enquanto que no 8º capítulo ela comenta sobre as contribuições dos estudos da neurociência na educação inclusiva.
Quando ela fala sobre a plasticidade cerebral, a autora explica o que é e quais os tipos de plasticidade. Já no 11ºcapítulo, Marta Relvas relata sobre os tipos de inteligências, citando inclusive Howard Gardner, e explana que o educando é ativo de seu desenvolvimento cognitivo, tendo o professor que observá-lo pelo todo, não só com habilidades linguísticas e lógico-matemático.
Na página 123, ela descreve uma tríade interessante sobre a aprendizagem, inteligência emocional e o funcionamento do cérebro, mostra também o dualismo no cérebro quando retrata a memória emocional e a racional. Segundo Relvas (2015, p.126), "Quem aprendeu com a cabeça e com o coração tem constantemente algo a falar sobre o aprendizado, compartilhando e partilhando com os demais".

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