Fundamentos Biológicos da educação.
Autora Marta P. Relvas.
Neste livro a autora descreve a organização e o funcionamento do cérebro no intuito de auxiliar o trabalho do professor, mostrando-lhe como o cérebro aprende. Ela ressalta a importância do conhecimento do cérebro com uma linguagem de fácil entendimento. Começando com a evolução do sistema nervoso central (SNC), desta forma ela cita a irritabilidade, a condutibilidade e a contratilidade, explicando cada um.
No seu livro, Marta P. Relvas descreve um neurônio em três partes, são elas: corpo celular, axônio e dendritos.
Comenta também sobre as sinapses químicas e elétricas, descrevendo suas diferenças. Quanto a plasticidade, a autora informa que é uma adaptação do cérebro com um novo conhecimento, fazendo novas conexões neurais. As nossas memórias são transmissão de informações de célula a célula por meio de neurotransmissores.

Ela enfatiza que para ocorrer um aprendizado, é preciso que os neurônios seja ativados, para que se possa liberar hormônio ou neurotransmissores que possam atingir outros neurônios através das sinapses e quanto mais sinapses culminando na memória e, consequentemente, na aprendizagem. Portanto, quando há alterações decorrente da aprendizagem, mesmo porque quando aprendemos mudamos um pouco nosso comportamento, há na verdade uma plasticidade cerebral.
Nos dias atuais, o estresse, a ansiedade e a depressão são o grande mal da sociedade moderna, sendo desta forma responsáveis por alterações de nossas memórias. Marta P. Relvas nos explica neurologicamente a lógica de ensinar com abordagens significativas para nossos alunos, pois sem essa abordagem não conseguiremos criar memórias neles.
Com um olhar de neurocientista, a autora nos fala sobre os teóricos Piaget, Vigotski e Henri Wallon. Ela ainda relata superficialmente os transtornos mais comuns, são eles: Os distúrbios da fala e da compreensão e algumas afasias, como por exemplo: alexia, agrafia, apraxia, agnosia visual e a síndrome da negligência.
Tags
Resumo de livros