A relação da Motivação e da Aprendizagem nas crianças

Motivação X aprendizagem

Aprender tem que ser um ato desejante, sem ele não há motivação.  O cérebro gosta de desafios, tanto que estamos o tempo todo colocando isso à prova. A motivação a que me refiro é uma emoção que acontece dentro do indivíduo, é interna, não é aquela que ao encontrarmos alguém desanimado, nós simplesmente dirigimos palavras positivas  à esta pessoa para animá-la. Henri Wallon já se referia à motivação, mas com o nome de afetividade. Segundo ele, a teoria da emoção é um processo biológico, pois é preciso considerar que, a conduta emocional depende de centros subcorticais (sistema límbico), essa expressão é involuntária e incontrolável, e com a maturação cortical, lobo pré-frontal, torna-se suscetível de controle voluntário.



 O centro subcortical ao qual Wallon se refere nada mais é o que a neurociência chama de SISTEMA LÍMBICO ou LOBO DA INSULA. Já citei em postagens anteriores esse sistema, também conhecido como circuito de papez, nome fazendo referência ao neuroanatomista James Papez. Ele é considerado nosso segundo cérebro e responde pelas nossas emoções mais profundas, nossos impulsos, como sexo, ira, prazer e nossos instintos de sobrevivência. Já a maturação biológica está relacionada com o desenvolvimento do indivíduo ao longo da vida, da infância ao final da vida adulta.

Se em sala de aula seu aluno presta atenção em você, participa da aula e etc, parabéns, sua aula conseguiu motivação, mas infelizmente isso na maior parte dos casos não acontece. Por isso, a aula de cuspe e giz já não satisfaz nossos educandos tecnológicos, eles tem que experimentar usar os outros sentidos além da visão e da audição. Para uma boa aprendizagem é preciso preencher alguns requisitos: primeiro a aprendizagem é visual, depois auditiva, logo em seguida sinestésica, depois midiática e por final ela é gráfica. Desta forma, é preciso usar o corpo, possuir jogos nos conteúdos e uma linguagem mais próxima possível do aluno.


Vídeo da neurocientista Suzana Herculano-Houzel, sobre motivação.




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